Texto original

Adriele Camacho de Almeida, 16 anos, foi encontrada morta na pequena cidade de Itarumã, Goiás, no último dia 6. O fazendeiro Cláudio Roberto de Assis, 36 anos, e seus dois filhos, um de 17 e outro de 13 anos, estão detidos e são acusados do assassinato. Segundo o delegado, o crime é de homofobia. Adriele era namorada da filha do fazendeiro que nunca admitiu o relacionamento das duas. E ainda que essa suspeita não se prove verdade, é preciso dizer algo.

Eu conhecia Adriele Camacho de Almeida. E você conhecia também. Porque Adriele somos nós. Assim, com sua morte, morremos um pouco. A menina que aos 16 anos foi, segundo testemunhas, ameaçada de morte e assassinada por namorar uma outra menina, é aquela carta de amor que você teve vergonha de entregar, é o sorriso discreto que veio depois daquele olhar cruzado, é o telefonema que não queríamos desligar. É cada vez mais difícil acreditar, mas tudo indica que Adriele foi vítima de um crime de ódio porque, vulnerável como todos nós, estava amando.

Sem conseguir entender mais nada depois de uma semana de “Bolsonaros”, me perguntei o que era possível ser feito. O que, se Adriele e tantos outros já morreram? Sim, porque estamos falando de um país que acaba de registrar um aumento de mais de 30% em assassinatos de homossexuais, entre gays, lésbicas e travestis.

E me ocorreu que, nessa ideia de que também morremos um pouco quando os nossos se vão, todos, eu, você, pais, filhos e amigos podemos e devemos ser gays. Porque a afirmação de ser gay já deixou de ser uma questão de orientação sexual.

Ser gay é uma questão de posicionamento e atitude diante desse mundo tão miseravelmente cheio de raiva.

Ser gay é ter o seu direito negado. É ser interrompido. Quantos de nós não nos reconhecemos assim?

Quero então compartilhar essa ideia com todos.

Sejamos gays.

Independente de idade, sexo, cor, religião e, sobretudo, independente de orientação sexual, é hora de passar a seguinte mensagem pra fora da janela: #EUSOUGAY

Para que sejamos vistos e ouvidos é simples:

1) Basta que cada um de vocês, sozinhos ou acompanhados da família, namorado, namorada, marido, mulher, amigo, amiga, presidente, presidenta, tirem uma foto com um cartaz, folha, post-it, o que for mais conveniente, com a seguinte mensagem estampada: #EUSOUGAY

2) Enviar essa foto para o mail projetoeusougay@gmail.com

3) E só :-)

Todas essas imagens serão usadas em uma vídeo-montagem será divulgada pelo You Tube e, se tudo der certo, por festivais, fóruns, palestras, mesas-redondas e no monitor de várias pessoas que tomam a todos nós que amamos por seres invisíveis.

A edição desse vídeo será feita pelo Daniel Ribeiro, diretor de curtas que, além de lindos de morrer, são super premiados: Café com Leite e Eu Não Quero Voltar Sozinho.

Quanto à minha pessoa, me chamo Carol Almeida, sou jornalista e espero por um mundo melhor, sempre.

As fotos podem ser enviadas até o dia 8 de maio.

Como diria uma canção de ninar da banda Belle & Sebastian: ”Faça algo bonito enquanto você pode. Não adormeça.” Não vamos adormecer. Vamos acordar. Acordar Adriele.

— Convido a todos os blogueiros de plantão a dar um Ctrl C + Ctrl V neste texto e saírem replicando essa iniciativa —

  1. Que iniciativa maravilhosa… quantos de nós não somos desprezados somente porque pensamos ou agimos ou nos vestimos diferentes? #EuSouBruxa #EuSouGorda e sei que os preconceitos existem, e fico me recordando das aulas de história em que num tempo matavassem cristãos e tempos depois os pagãos. O problema é ser diferente, é ser contra o que lhe impuseram como certo. Sociedadizinha besta essa nossa. Bom já enviei minha foto e estou compartilhando com amigos as ideias e o projeto #EuSouGay. Sabe que tiveram amigos gays que disseram não querer se expor e amigos heteros (eu sou hetero) que disseram que são heteros e não se exporiam. Bobagem, a gente tem que sair do muro. Parabéns querida e vamos nessa! Bjo

  2. Eu quero entrar de cabeça nesse projeto afinal estamos cada vez mais à deriva da violência e o que eu mais adimiro nesse projeto é justamente apoiar uma causa ”global” universal é não exigir direito é exigir o que é nosso que é a liberdade de poder dizer sem ser recriminado #EuSouGay ,hoje vejo cada vez mais em cada ambiente que frequento pelo menos um homossexual no mínimo um nos espalhamos de forma rápida e as pessoas precisam estar preparadas para principalmente aceitar-nos,minha mãe teria que virar palestrante pra outras mães com filhos gays” rs bjobjo amey e abracey a causa!!

  3. Esse projeto é maravilhoso, estou mobilizando todas as pessoas do meu tumblr pra participar, varias meninas de lá são homossexuais e sofremos homofobia constantimente com anonimos que nos mandam mensagem muitas vezes com palavras agressivas e ofensivas, e como se não bastece nossas amigas heteros tambem sofrem por ser nossas amigas isso é ridiculo e tem que parar! Porem estamos juntas nessa luta, PARABENS PELO BELO PROJETO.

  4. Com certeza esse projeto é algo que todos, independente da sua orientação sexual, devem apoiar. A violência e a discriminação não afetam apenas os gays, mas também a sociedade em um todo. Eu já enviei minha foto #EUSOUGAY pois só assim iremos mostrar como somos pessoas normais, e merecemos o devido respeito.

  5. poxa, já acabou?
    ainda posso participar?

  6. Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Caó

    Fantástica iniciativa. Para quem tinha dúvida de minha opçäo no rádio, na universidade, na política, no meu condomínio Vila do Pan no Rio de Janeiro e no meu Centro Espírita Maria Angélica no Recreio, eu tenho que contar que tenho orgulho de ser GAY!!!

  7. Apoio sempre esses movimentos gays, sou a favor do livre arbítrio, acho que cada um deve viver intensamente aquilo que é….sou simpatizante a toda essa turma e vcs estão sempre em minhas orações.

  8. gostei,adorei e amei!quero logo esse video ativa! eu sou gay, e daí?

  9. BOM DIAAA!!!

    SOU NEGRO, SOU RAPPER E SOU GAY. E QUERO DIZER QUE ESTOU JUNTO NA CAMPANHA “EU SOU GAY”

    FIZ UMA MUSICA E UM VIDEO COM A TEMATICA….PARA QUE POSSAMOS NOS AJUDAR NEESA LUTA.. FAZENDO MINHA PARTE
    E GOSTARIA DE PEDIR QUE DESSEM UMA FORÇA
    Espero que gostem !!! E POSSAM AJUDAR NA DIVULGAÇÃO

    BEIJAO E OBRIGADO A TODOS
    VAMOS NOS AJUDAR… AMAI VOS UNS AOS OUTROS

    Link do vídeo:

    GAY DAY (Amai vos uns aos outros)

    (link do audio)
    http://www.4shared.com/audio/hUyPVocJ/Lenoh_-_Gay_Day__Amai-vos_Uns_.html

    Posso interomper? (com licença)
    É que preciso dizer (eu vou falar)
    Deixe-me viver (quero ser livre)
    Não posso me esconder

    Vale retificar que jogador de futebol
    Pra mim não dá!
    Sambista piorou, meu
    Deixa pra lá!
    É foda viver num mundo de preconceito
    Lutar a vida inteira para ser aceito
    As vezes parece não ter jeito
    Mas sou forte rapaz
    Sobrevivi aos temporais
    Mostrarei a todos que somos capazes

    Gay Day, Gay Day
    Me diga que mau têm
    Não devo nada a ninguém
    Por que me julgam,
    Qual é a lei?

    Eu nunca fui o popular da escola
    O bonitinho que fala merda, canta mina e joga bola
    De mim sempre falavam um tanto
    Sendo apontado, isolado num canto
    Desculpa por dizer tudo que penso
    É que não posso e não quero mais viver no silêncio
    Deus diz: Venha como estás..
    Ninguém pode me julgar
    Então eu vou falar:
    AMAI VOS UNS AOS OUTROS
    Bandeira da Paz
    Preconceito, nunca mais!

  10. Mandei a minha e… Saiu a produção? Onde está? Etc?

  11. Projeto Incrível !!!
    Ainda dá tempo de mandar as fotos?

  12. Queria tanto ter mandando minha foto #eusougay (muito, muito, muito gay *–*) ,mas acabei de ficar sabendo do projeto.

  13. Parabéns pelo lindo projeto. Fiquei emocionada. Com certeza vou escrever sobre ele no meu blog e divulgar muito. Paradoxalmente, apesar de não ser gay, vocês me fizeram perceber que sou gay, porque sou alegre, respeito as pessoas e tento viver sem preconceito. Há muito tempo não vejo na web algo que me toca tanto o coração. Por isso eu adoro o potencial da web, de aproximar pessoas, de discutir temas tão relevantes como esse e de fazer com que a gente ria e chore ao mesmo tempo.
    Muito sucesso!

  14. poxa adorei o projeto!!! pena que so fiquei sabendo dele agora (13/05/11):( vai ter mais algum tipo de mobilização?

  15. Existe alguma maneira de os gays de um modo geral, colaborarem com o Projeto?

    Divulguem, por gentileza, essa resposta.
    Quem já sofreu bastante e suportou, está vivo para ajudar!

    Abraços,
    Rodrigo Lubrano.

  16. Não soube do projeto quando foi lançado. Se soubesse teria participado, mas indiretamente
    participei. Se possível, leia o texto no meu blog ” Aos Homens Sexuais”, dedicado a esse tipo de iniciativa. O mundo precisa de mais ações desse tio para que possamos viver realmente. Parabéns.

  17. Parabéns de verdade pelo projeto, o que preciso muito saber é como conseguir esta música que também achei incrível. Existe esta possibilidade?

  1. Pingback: O Lado Less

  2. Pingback: Small steps towards change

  3. Pingback: Small steps towards change

  4. Pingback: Projeto Eu Sou Gay « Clara Evidência

  5. Pingback: #EuSouGay « Continuação.

  6. Pingback: Somos (gays) juntos « Queer and Politics

  7. Pingback: Ideias que merecem ser espalhadas ¤ Blog Lígia Fascioni

  8. Pingback: TEDxFloripa também é gay! | TEDxFloripa | A ponte, as ilhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: